Livro ‘As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786′ será lançado nesta quarta

10/07/2015 17:10

As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, manuscrito do século XVIII do engenheiro militar José Correia Rangel contextualizado por Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, ganha nova edição, revisada (2ª ed. rev., 224 p., capa dura, ilustrado, colorido), da Editora da UFSC (EdUFSC). A obra será lançada em Florianópolis, nesta quarta-feira, 15 de julho de 2015, às 19h, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com presença dos organizadores.

A Editora da UFSC  oferece o livro a preço de custo, R$ 30,00, enquanto durar a tiragem subsidiada pelo Ministério da Cultura (MinC).

Um dos documentos mais antigos e importantes da história das fortificações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o manuscrito de Rangel traz em detalhes imagens e dados sobre esses locais, e os homens que neles viviam, desempenhando o papel de guarnecê-los.

Todas as páginas do original são reproduzidas em fac-símile, com as informações necessárias à contextualização das informações contidas em textos introdutórios e notas explicativas de Tonera e Mendonça.

Hoje depositado no Arquivo Histórico Militar de Lisboa, o documento contribui para a pesquisa do cotidiano da vida militar na segunda metade do século XVIII, para o estudo das fortificações portuguesas no Brasil, e para a compreensão das origens de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fotografias das fortificações ainda existentes, outras iconografias da época, glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência complementam o livro, que também traz encartado CD-ROM com o conteúdo integral da obra impressa, acrescido de outros recursos virtuais. A realização da obra teve apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, patrocínio do programa Mecenas, além de suporte cultural da Exército brasileiro.

A obra também será lançada no Rio de Janeiro, no dia 23 de julho de 2015, na Livraria da Travessa, e em Salvador, no dia 11 de setembro de 2015, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Até 30 de julho de 2015, interessados em saber mais sobre as fortalezas mantidas pela UFSC podem visitar a exposição “O sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina”, no hall da Reitoria. Composta de fotografias e maquetes das fortificações de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, a mostra inclui réplicas de canhões e trajes militares e civis do século XVIII, além de painéis informativos com textos, mapas e imagens.

Os organizadores

Roberto Tonera é natural de Florianópolis e arquiteto da UFSC desde 1986. Graduado em março de 1985, com especialização em Engenharia Civil,  é responsável pelas obras de conservação e restauração das fortalezas da Ilha de Santa Catarina mantidas e gerenciadas pela Universidade. Entre 1992 e 1996 foi também responsável pela Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/SC).

Criador e coordenador do projeto “Fortalezas Multimídia”, é também autor do CD-ROM, homônimo, lançado em 2001. Também foi o produtor e diretor das multimídias: Museu Victor Meirelles, 2003; De Portugal ao Sul do Brasil, 2005; Cantigas do povo dos Açores, 2005 – lançado somente em Portugal – eConservação e manutenção da fortaleza de Anhatomirim, desenvolvido para o IPHAN/SC em 2005/2006. Atualmente é chefe da Divisão de Projetos da Coordenadoria do Projeto Fortalezas – Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult) –, e coordenador do projeto do Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações: www.fortalezas.org.

Mário Mendonça de Oliveira nasceu no sertão da Bahia, na cidade de Itiúba. Em 1961, diplomou-se em Arquitetura na Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo ingressado no seu quadro docente no ano imediato, como professor de História da Arquitetura. Mesmo aposentado, continua ensinando, no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) da mesma faculdade, e investigando, na qualidade de pesquisador 1-A do CNPq. Por meio da UFBA recebeu o reconhecimento de Notório Saber e foi recentemente agraciado com o título de Professor Emérito.

Dirigiu diversas instituições, entre as quais se destacam a própria Faculdade de Arquitetura e a então Fundação do Pelourinho. Na sua atividade, primordialmente direcionada para a conservação do patrimônio e da memória, recebeu algumas honrarias, como o Grau de Comendador de Ordem do Mérito do Estado da Bahia e a Medalha do Mérito Militar do Exército Brasileiro, pela sua obra no resgate da memória militar do Brasil e restauro de fortificações.

Fez diversos cursos e publicou mais de uma centena de trabalhos no Brasil e no exterior sob a forma de livros, artigos em revistas, comunicações em congressos, conferências e similares. Na qualidade de arquiteto restaurador, cujo título foi obtido em Florença, Itália, tem prestado inúmeras consultorias no Brasil e no exterior, estando à frente do Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração, do qual é criador e coordenador.

Serviço

Mais informações sobre o lançamento do livro no Facebook ou com Roberto Tonera, pelo telefone (48) 9963-6324.

Outras informações sobre as fortalezas mantidas pela UFSC disponíveis em www.fortalezas.ufsc.br.

Para conhecer melhor as demais fortificações de Santa Catarina, do Brasil e de diversos outros países, acesse o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações, plataforma digital também desenvolvida na UFSC e disponível em www.fortalezas.org.

[Para divulgar o lançamento do livro foi elaborado um vídeo e você pode conferir aqui.]