Mutirão Verde no Espaço Cultural Sítio Histórico Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

12/08/2015 11:38

Cartaz_jpg_1024

A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de Florianópolis, Brigada Silva Paes, Comando do Exército Brasileiro em Santa Catarina, irá promover o “Mutirão Verde no Espaço Cultural Sítio Histórico Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba“, para limpeza e conservação da fortificação e da ilha de mesmo nome, ao sul de Florianópolis. A ação acontecerá no dia 20 de agosto, a partir das 8 horas. A atividade consiste num mutirão de limpeza (corte de vegetação e recolhimento de lixo), e na instalação de uma placa com as informações sobre visitação à Ilha de Araçatuba, somente autorizada pelo Exército Brasileiro, proprietário do imóvel e responsável pela fortaleza. O “Mutirão Verde”será realizado pelos militares da 14ª Brigada e voluntários do Projeto Fortalezas da Secretaria de Cultura da UFSC.

Na ocasião, o comandante da Brigada Silva Paes, general Richard Fernandez Nunes, fará o anúncio da criação dos espaços culturais “Sítio Histórico Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba” e “Sítio Histórico Forte Marechal Moura de Naufragados”, junto ao Farol de Naufragados, no sul da Ilha de Santa Catarina, para revitalização e utilização como centros culturais e históricos do Exército Brasileiro.

O evento integra o calendário de festividades do Dia do Soldado e contará com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Santa Catarina), do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, da Associação das Empresas de Transporte Náutico de Canasvieiras, da Scuna Sul e de voluntários que tiverem interesse em se engajar na ação.

Atualmente não existem atracadouro e passeios regulares na fortificação, hoje em ruínas. As medidas buscam interromper a degradação progressiva do monumento histórico, provocada pela visitação não assistida, irregular e depredatória ocorrida na ilha nos últimos anos. A nova destinação de uso, coordenada juntamente com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, permitirá acelerar o processo de revitalização completa da Fortaleza de Araçatuba (parcialmente em curso no PAC das Cidades Históricas) e do Forte de Naufragados (também sob a jurisdição da 14ª Brigada). Especialistas avaliam que, restauradas e revitalizadas, as fortificações poderão se tornar os mais significativos espaços culturais do Exército Brasileiro no Sul do Brasil.

Turismo

Além de atuar como elemento propulsor do resgate e recuperação das duas últimas fortificações ainda não restauradas do antigo sistema defensivo catarinense, a criação dos novos espaços culturais do Exército transformará completamente o perfil do circuito de visitação das fortificações na Ilha de Santa Catarina, com evidentes ganhos sociais, econômicos e culturais para toda a região (Florianópolis, Palhoça e parte significativa do Sul do Estado). Trata-se de uma iniciativa do maior interesse também para o trade turístico local (que poderá, no mínimo, duplicar o número de passeios marítimos hoje realizados apenas para as fortalezas da Baía Norte), com enormes e evidentes ganhos para a preservação dos respectivos monumentos, e para o turismo cultural e educativo focado no nosso patrimônio cultural fortificado. A iniciativa da criação desses dois novos espaços culturais do Exército dará também uma nova dimensão positiva aos atuais trabalhos em curso de revitalização e valorização daqueles dois monumentos nacionais que já vêm sendo realizados no âmbito do PAC das Cidades Históricas, coordenado pelo IPHAN/MinC. Esses trabalhos deverão ser agora redimensionados e ampliados para contemplar as duas novas destinações de uso, dotando a cidade e a região de dois novos pólos de cultura, lazer e turismo.

Voluntários

A escuna que realizará o transporte dos participantes do mutirão até a Ilha de Araçatuba (gentilmente cedida pela empresa Scuna Sul, em parceria com a Associação das Empresas de Transporte Náutico de Canasvieiras) terá disponibilidade de 30 lugares adicionais gratuitos para voluntários que desejarem se engajar nessa ação social e cultural. Os participantes deverão levar lanche individual próprio e haverá bebidas na escuna para aquisição. Os interessados devem enviar nome, CPF , e-mail e telefone para o e-mail: fortalezas@contato.ufsc.br até o dia 17 de agosto.

Placa_Aracatuba

A fortaleza

A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, também conhecida como Fortaleza da Barra do Sul, erguida a partir de 1742, foi a quarta fortificação do Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina idealizada pelo engenheiro militar e brigadeiro português José da Silva Paes, o primeiro governador da Capitania da Ilha de Santa Catarina. A fortaleza foi tombada em 1980 como Patrimônio Histórico Nacional, encontra-se sob a jurisdição do Exército Brasileiro e sob a salvaguarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A UFSC, em  1991/1992, realizou obras de conservação na fortificação (consolidação de seus edifícios arruinados e escoramentos emergenciais de paredes), tendo realizado posteriormente (entre 2000 e 2003) uma série de outras ações de preservação no monumento: inventário fotográfico, pesquisa arqueológica em alguns edifícios, projetos de restauração e revitalização da fortaleza, e projeto para a construção de um atracadouro de acesso à Ilha (que não chegou a ser executado por falta de recursos financeiros à época).

Para saber mais sobre a Fortaleza de Araçatuba e outras fortificações em todo o mundo consulte o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações (www.fortalezas.org) ou clique aqui para acessar diretamente na base de dados a página dedicada a esse monumento.

Outras sugestões de leitura adicional:
CABRAL, Oswaldo Rodrigues. As defesas da Ilha de Santa Catarina no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1972.

TONERA, Roberto & OLIVEIRA, Mário Mendonça de. As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

Serviço

O quê: Mutirão de limpeza na Fortaleza de Araçatuba, ao sul da Ilha de Santa Catarina.
Onde: Saída e retorno no trapiche da empresa Scuna Sul, no final da Beira-Mar Norte, quase embaixo da ponte Hercílio Luz.
Quando: 20 de agosto, das 8 às 17 horas.
Quanto: Gratuito, com vagas limitadas (inscrição obrigatória pelo e-mail: fortalezas@contato.ufsc.br até o dia 17 de agosto, informando: nome, CPF e telefone).

Mais informações:

14ª Brigada de Infantaria Motorizada: (48) 9101-6628 ou e-mail: comsoc14bda@hotmail.com
Projeto Fortalezas da SeCult/UFSC: (48) 3721-8302 ou e-mail: fortalezas@contato.ufsc.br

foto_release mutirão

Foto: Roberto Tonera (2014)