Programação especial marca centenário do Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul

05/10/2015 15:10

Nos dias 11, 15 e 16 de outubro uma programação especial marca o Centenário do Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Cruzeiro marítimo, palestras, abertura da exposição itinerante sobre o sistema defensivo de Santa Catarina, lançamento do livro “As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786” e visita ao Forte Marechal Luz fazem parte da programação do evento organizado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, pelo Projeto Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Comando do Forte Marechal Luz. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Um cruzeiro para velejadores, saindo de Paranaguá, no Paraná, em direção a São Francisco do Sul, abrirá o evento, no dia 11, domingo.  Mais informações sobre o trajeto podem ser acessadas no site da Associação Brasileira dos Velejadores de Cruzeiro.

Clique aqui para conferir a Programação Completa do Centenário do Forte Marechal Luz.

Sobre o Forte Marechal Luz:
O Forte Marechal Luz está localizado na ponta e morro de João Dias (Morro do Forte), na barra norte da Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, no litoral norte do Estado de Santa Catarina. Segundo alguns autores, o Forte foi erguido sobre o local da antiga Bateria de São Francisco, construída no século XVIII pelos portugueses. O Forte Marechal Luz foi inaugurado no dia 21 de dezembro de 1915, embora a ideia de sua construção já existisse desde 1822, incitada pela Câmara Municipal de São Francisco do Sul. A Instituição pedia a criação de uma “Companhia de Artilharia” para fortificar os morros de João Dias, Sumidouro, Ponta da Cruz, Hospício e demais pontos “ameaçados pelos castelhanos”. Entretanto, somente em 1909 as terras necessárias foram adquiridas pelo Governo Federal, iniciando-se nesse ano a sua construção.

Outras informações:
Museu Histórico de São Francisco do Sul
Email: museuhistorico@saofranciscodosul.sc.gov.br
Telefone: (47) 3444-5443

Convite