Recuperação da Sinalização das Fortalezas da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina

04/02/2016 10:21

sinalização_santacruz (2)A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – através do Projeto Fortalezas – há mais de 30 anos adotou e mantém as três principais fortificações da Baía Norte, devolvidas restauradas à comunidade para visitação pública. A Fortaleza de Santa Cruz (Ilha de Anhatomirim), Fortaleza de Santo Antônio (Ilha de Ratones Grande) e a Fortaleza de São Jose da Ponta Grossa (Ilha de Santa Catarina/Praia do Forte) formavam o sistema defensivo da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, idealizado a partir de 1739 pelo Brigadeiro José da Silva Pais, a serviço da Coroa Portuguesa.

Para dar mais conforto e qualidade à visitação desses monumentos históricos nacionais, tombados pelo IPHAN, o Projeto Fortalezas da UFSC recuperou e atualizou todas as placas de sinalização e comunicação visual das três fortalezas, permitindo que o público realize um percurso orientado pelos monumentos, mesmo sem a presença de um guia. Ao chegar à fortaleza o visitante recebe um folder onde contam informações gerais sobre a fortificação e um mapa de visitação. Seguindo esse roteiro, ele encontra as placas de comunicação visual contendo informações sintéticas sobre cada edifício da fortaleza.

Para aprofundar o conhecimento sobre o monumento, o visitante pode visitar na internet o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações (www.fortalezas.org) ou a página do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (www.fortalezas.ufsc.br).

sinalização_santacruz (1) sinalização_santacruz (3)