Fortificações da Ilha de Santa Catarina e a ocupação açoriana do litoral catarinense

29/09/2016 09:14

anhatomirim_doisO historiador, Joi Cletison, realiza palestra sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina  e a ocupação açoriana no litoral catarinense a partir do século XVIII no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A palestra que é aberta ao público acontece no dia 05 de outubro as 15h no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Garopaba (Rua Maria Aparecida Barbosa, 153 – Campo D’Una – Garopaba/SC). Joi Cletison abordará os aspectos da ocupação do litoral, a formação da cultura de base açoriana, o conflito entre espanhóis e portugueses e o projeto do brigadeiro Silva Paes de fortificar a Ilha de Santa Catarina. O evento marca a abertura da mostra itinerante que permanece na cidade de Garopaba até o dia 04 de novembro.

Fortificações da Ilha de Santa Catarina

O Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina é tema não somente da palestra e da exposição itinerante, como também do livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”, – organizado por Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, e do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações, – coordenado também pelo arquiteto Roberto Tonera.

A exposição
A exposição é composta por fotografias e maquetes das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, réplicas de canhão e trajes militares e civis do século XVIII, além de sete painéis com textos, mapas e imagens sobre o tema. A mostra é uma realização da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição responsável pela gestão e manutenção das fortalezas da Baía Norte, e conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina. O IFSC TV produziu uma matéria sobre a mostra itinerante. O vídeo disponível no YouTube traz a história do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina e suas fortificações. Confira a matéria completa aqui!
Depois do período em São José, a mostra permanece em exposição até o dia 04 de novembro no Campus de Garopaba do IFSC. A visitação que é gratuita poderá ser feita de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h.

Evento: Palestra sobre as Fortificações da Ilha de Santa Catarina e a ocupação Açoriana do litoral catarinense
Local:
Data:
05 de outubro de 2016
Valor: Entrada Gratuita
Realização: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/SeCArte/UFSC e Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Garopaba
Informações sobre a palestra: Joi Cletison – por email: joicletison@gmail.com/ Professor Ícaro Coriolano – por email:  icaro.coriolano@ifsc.edu.br

Palestra na UFSC sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina
Garopaba recebe mostra itinerante sobre fortificações
Arquiteto da UFSC recebe a “Medalha do Pacificador”
Doação de livro sobre fortificações