Forte de Santa Bárbara e o sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina

15/11/2016 15:40

Arquiteto da UFSC, Roberto Tonera, realiza palestra sobre o Forte de Santa Bárbara e o sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina. A palestra acontece no dia 17 de novembro de 2016 as 9h no auditório do Forte de Santa Bárbara (Rua Antônio Luz, 260 – Centro, Florianópolis – SC, 88010-410). Tratando sobre o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina  – em específico sobre o próprio Forte de Santa Bárbara – , a palestra é direcionada para a equipe técnica do Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina e convidados do Museu Naval.

 

O Forte de Santa Bárbara

Forte de Santa Bárbara da Praia da Vila está localizado no aterro da Baía Sul, no centro da cidade de Florianópolis, no litoral do Estado de Santa Catarina. Essa fortificação tinha o objetivo de impedir um desembarque na Praia da Vila de Nossa Senhora do Desterro, que era considerada extremamente desprotegida, principalmente se algum ataque inimigo viesse a ultrapassar a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, pelo lado sul da Ilha. Não se sabe a data exata de sua construção, bem como o autor do seu projeto. É certo, porém, que a fortificação já havia sido iniciada em 1774, onde aparece nomeada como “forte novo”, segundo mapa da época. Em 2016, a Marinha do Brasil realizou obras de reforma na construção, a qual passou a abrigar o Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina e o Museu Naval.

O Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina

O Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina é tema não somente da palestra, como também do livro “As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786”, organizado por Roberto Tonera e Mário Mendonça de Oliveira, e do Banco de Dados Internacional sobre Fortificações , – coordenado também pelo arquiteto Roberto Tonera.


Evento: Palestra sobre o Forte de Santa Bárbara e o sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina

Local: Auditório do Forte de Santa Bárbara (Rua Antônio Luz, 260 – Centro, Florianópolis – SC, 88010-410)

Data: 17 de novembro de 2016

Horário: 9h

Entrada: Reservas diretamente com o Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina e o Museu Naval

Realização: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/SeCArte/UFSC e Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina e o Museu Naval

Informações sobre a palestra: Roberto Tonera – por email: roberto.tonera@ufsc.br ou por telefone: (48) 3721-5118, (48) 9963-6324 / Contatos no Forte de Santa Bárbara:  por email – pantel@cpsc.mar.mil.br ou por telefone – (48) 3225-3896

LEIA MAIS:
Crianças da educação infantil aprendem com as Fortalezas da Ilha de Santa Catarina
Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina divulga seu trabalho na 15ª SEPEX
Curso de Capacitação de Condutores Culturais e Ambientais para a APA de Anhatomirim
Garopaba recebe mostra itinerante sobre fortificações