Participantes da Oficina Técnica sobre Banco de Dados visitaram o Forte do Leme e o de Copacabana

17/11/2017 14:19

Alunos e funcionários da UFSC visitando o Forte de Copacabana

No pós-evento do Encontro Internacional Sobre Fortificações e Patrimônio Militar – ICOFORT RIO 2017, alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estagiários e funcionários da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, e participantes da Oficina Técnica “Como utilizar o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações” visitaram o Forte Duque de Caxias (Forte do Leme) e o Forte de Copacabana, ambas no Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (9/11/2017) de manhã, a visita às instalações e exposições do Forte Duque de Caxias iniciou com uma caminhada e passeio ecológico por uma trilha em meio à densa vegetação que recobre o Morro do Leme. Fortificação histórica e paisagem deslumbrante, com uma das mais bonitas vistas do Rio de Janeiro, tornam essa visita praticamente obrigatória para quem está na cidade.

Na tarde de sexta-feira (10/11/2017), foi a vez de realizar a visita técnica mediada ao Forte de Copacabana. No interior do Forte, o grupo conheceu as câmaras de tiro, o paiol de munição, o alojamento para oficiais e praças, o oratório, a oficina, o telégrafo, o observatório, o almoxarifado, a cisterna de água, a cozinha, o depósito de viveres, paiol de munição, banheiros e enfermaria. Alguns dos pontos altos do percurso foram a visita ao Museu Histórico do Exército, a vista deslumbrante que se desfruta do terraço existente sobre as casamatas dos canhões, e a alameda das duas cafeterias do Forte.

Veja abaixo algumas imagens das visitações:

    

Legendas: Subida ao morro do Forte do Leme; vídeo institucional sobre o Forte de Copacabana; visita guiada às instalações do Forte de Copacabana; visita guiada ao Forte do Leme; equipe da Coordenadoria das Fortalezas no Forte de Copacabana; visita guiada ao Museu Histórico do Exército, no Forte de Copacabana (duas imagens); experimentação fotográfica no Forte do Leme (com o Pão-de-Açúcar ao fundo); vista do mar a partir da alameda externa do Forte de Copacabana.