Alunos guiam visitantes neste sábado na Fortaleza de São José da Ponta Grossa

10/05/2018 17:15

Visitar as fortificações é como viajar no tempo, e agora essa viagem ganhou um ingrediente extra. Quem visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, no próximo sábado (12/05), terá a ajuda de guias de turismo para conhecer mais da história do local e de todo o sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina. O atendimento é gratuito e será das 10h às 12h e das 13h às 15h30.

No último domingo (6/5), Dia de Gratuidade, quando passaram pelas fortalezas 456 pessoas, um grupo de 6 alunos voluntários do Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) esteve realizando testes para guiar e recepcionar os visitantes e turistas pelas edificações históricas da fortaleza do norte da ilha. Ao todo foram  27 grupos atendidos (que variaram de 2 a 9 pessoas). Ao longo do dia, 104 visitantes receberam acompanhamento guiado.

Os guias são alunos do IFSC e fazem parte de um projeto de extensão classificado pelo Edital Aproex 1 Proex 4/2018 do instituto. O projeto “Turismo receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa” está sob a coordenação da professora Maria Helena Alemany Soares e conta com a  parceria da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC). O objetivo do projeto é melhorar o atendimento e a experiência turística em um dos monumentos mais importantes do estado. É por meio do guia de turismo que o passeio fica mais completo. Os personagens, as histórias e as curiosidades são elementos que serão oferecidos pelos guias para deixar o passeio mais atrativo.

O projeto acontece até setembro de 2018. Acompanhe na nossa página no Facebook as datas dos próximos guiamentos!

Veja abaixo algumas imagens: