A Coordenadoria das Fortalezas divulgou seus projetos na Sepex 2018

25/10/2018 17:06

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), participou da 17º edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2018. Muitas pessoas passaram na estrutura montada para divulgar o trabalho realizado nas fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, todas gerenciadas pela UFSC.

Os recursos utilizados para apresentar os conteúdos foram diversos pôsteres, maquete da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, panfletos informativos sobre as três fortificações, televisão com uma série de reportagens sobre os monumentos, livreto com uma seleção de curiosidades sobre as fortalezas publicadas no Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações e uma equipe para conversar e tirar as dúvidas de quem passava pelo estande, e apresentar os projetos da Coordenadoria (Dia de Gratuidade, Edital Espaço Vivo, Educação Patrimonialpublicações sobre as fortalezas, entre outros).

Para o público infantil, teve mesa com desenhos para pintar, jogo da memória das fortalezas, Paper Toy do José da Silva Paes para recortar e montar, guaritas para tirar fotos, canhão em miniatura e até um manequim vestido com trajes de soldado da época, buscando aproximar as crianças da história das fortalezas.

Ao final da SEPEX 2018, foram sorteados 6 pares de ingressos para visitar as fortalezas da Ilha de Santa Catarina (Anhatomirim, Ratones ou Ponta Grossa). Os ingressos isentam o visitante do pagamento da taxa de visitação dos monumentos, não incluindo o transporte (terrestre ou marítimo) até as fortalezas. Os sorteados foram:
Renan Gustavo Schwingel, Gabriel Milstein, Erik Oliveira da Luz, Natalia stinghen tonet, Vasupol Jintawong e Ana Rafaela Uchôa.
Cada sorteado tem direito a dois ingressos.

Também foi sorteado um exemplar do livro “Memória das Fortalezas – Ilha de Santa Catarina: no meio do caminho havia um Armando“, de Celso Martins e Armando Gonzaga. O ganhador foi Yan C. Sielawa.

Os sorteados devem retirar os ingressos e o livro na Coordenadenadoria das Fortalezas, piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Campus universitário da Trindade no horário comercial. Outras informações: (48) 3721-8302 ou fortalezas@contato.ufsc.br