Guias atendem visitantes na Fortaleza de São José da Ponta Grossa

05/04/2019 17:30

Os visitantes que vão à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis, têm oportunidade de conhecer ainda mais sobre a história local graças a uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Aos domingos (com exceção de três finais de semana – veja cronograma abaixo), alunos do Curso de Guia de Turismo Regional Santa Catarina, do IFSC, atendem gratuitamente os visitantes da fortaleza, contando detalhes da história local e curiosidades sobre esse monumento de quase 280 anos. O atendimento é feito também nos Dias de Gratuidade.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica aberta das 9h às 12h e das 13h às 17h. Para visitação, é cobrada taxa de R$ 8,00 (inteira) ou R$ 4,00 (meia entrada). O pagamento é feito em dinheiro na portaria da fortaleza (clique aqui para saber mais sobre a taxa de visitação). Os guias fazem atendimento gratuito para os visitantes, a partir das 10h.

A iniciativa de oferecer guiamento na fortaleza e, ao mesmo tempo, dar oportunidade aos alunos do IFSC para a prática da profissão é do Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, coordenado pela professora Maria Helena Alemany Soares. O projeto começou no ano passado, atendendo em média 78 pessoas por dia, aos domingos, somando mais de 1.300 atendimentos de maio a agosto. Neste ano, o projeto se estende até novembro (clique aqui para saber mais sobre o projeto).

Veja os dias de guiamento em São José da Ponta Grossa:

Mês dias
Abril 7, 14, 20*, 28
Maio 5, 11*, 19 e 26
Junho 2, 9, 16, 23 e 30
Julho 7, 14, 21 e 28
Agosto 4, 10*, 18 e 25
Setembro 1, 8, 15, 22 e 29
Outubro 6, 13, 20 e 27
Novembro 3 e 10

*Atendimento aos sábados

Dia de gratuidade
No primeiro domingo do mês, no período de março a novembro, a taxa de visitação é gratuita nas três fortalezas sob gestão da UFSC.

Tags: guiamentoIFSCsão josé