Vem aí mais um Dia de Gratuidade nas fortalezas: número de visitantes já supera o ano passado

29/08/2019 16:24

As fortalezas de Santa Cruz de AnhatomirimSanto Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa estarão com acesso gratuito no próximo domingo, dia 1 de setembro, em mais um Dia de Gratuidade promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que administra as três fortificações. O número de pessoas que já aproveitaram em 2019 um Dia de Gratuidade é recorde. Quase seis mil visitantes entraram de graça nas três fortalezas neste ano com a isenção promovida uma vez por mês.

Neste ano, 5.740 pessoas visitaram as fortalezas nos seis domingos de entrada livre que já ocorreram, número que supera o total anual de visitação nos Dias de Gratuidade de 2018 (4.722 visitantes) e 2017 (5.619 visitantes). O dia 03/03/2019, domingo de Carnaval, bateu todos os recordes de visitação em um mesmo dia, quando 2.884 pessoas estiveram nas três fortalezas sem precisar pagar ingresso. O Dia de Gratuidade foi instituído para facilitar a visitação para a comunidade, além de incentivar o contato com a história local. Além da isenção, haverá guiamento gratuito dos visitantes feito por alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis. A fortaleza abre das 9h às 12h e das 13h às 17h. O guiamento inicia às 10h.

O Dia de Gratuidade foi instituído em 2017. Sempre no primeiro domingo de cada mês, de março a novembro, não há cobrança de ingresso nas fortalezas administradas pela UFSC. A universidade, no entanto, não é responsável pelo traslado de barco para visita às fortalezas que ficam em ilhas (Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones) – para ver as empresas que fazem o transporte, clique aqui. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa tem acesso por terra. Nos outros dias, que não os domingos de acesso livre, os ingressos custam R$ 8,00 (inteiro) e R$ 4,00 (meia-entrada). Pessoas com mais de 60 anos e crianças de até cinco anos não pagam em qualquer dia. No entanto, é importante destacar que a isenção da cobrança do ingresso não altera as regras de uso do patrimônio histórico. Dessa forma, não são permitidos eventos – ensaios fotográficos ou outros – sem autorização prévia da universidade.

DICAS PARA O DIA DE GRATUIDADE

Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.
Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar nas fortalezas, que ainda conservam rampas de pedras e grandes escadarias.
Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade.

OUTRAS INFORMAÇÕES: www.fortalezas.ufsc.br ou (48) 3721-8302