Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
EMail

ratones_vista geral

Ilha de Ratones Grande – Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

A Fortaleza de Santo Antônio está localizada na ilha de Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Esta fortaleza configurava o terceiro vértice do triângulo de fogo idealizado pelo Brigadeiro José da Silva Paes. O início de sua construção ocorreu em 1740.

Seus principais edifícios estão implantados em uma linha no terraplano superior, guarnecidos pela encosta e voltados para o mar. As edificações mais significativas são a Portada, a Fonte D’Água e o Aqueduto. Além de seu expressivo acervo arquitetônico, a Ilha de Ratones Grande apresenta uma paisagem natural exuberante, formada por Mata Atlântica. Possui uma trilha destinada à prática do turismo ecológico e educação ambiental, permitindo a integração dos visitante aos ambientes marinhos, à mata e à fauna associada a este ambiente (essa trilha está temporariamente desativada).

Abandonada durante décadas, encontrava-se já completamente arruinada quando foi tombada em 1938 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Na década de 1980, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) coordenou os primeiros trabalhos de arqueologia e de mutirões de limpeza da vegetação que havia encoberto completamente a fortaleza. Entre 1990 e 1991, no âmbito do “Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – 250 anos na História Brasileira”, foi concluída a restauração da maioria dos edifícios da Fortaleza de Ratones, que passou a ser mantida e gerenciada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), juntamente com as fortalezas de Anhatomirim e Ponta Grossa. No processo de restauração buscou-se reconstruir a volumetria dos edifícios, seus vão originais e coberturas, preservando elementos remanescentes e as marcas das intervenções ocorridas ao logo de sua história. Ficam evidentes as técnicas e materiais utilizados na reconstrução, e o visitante pode discernir entre o original e o restaurado.

Veja mais fotos

- Viste a página do Guia da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Outras informações sobre essa fortaleza estão disponíveis no Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações.

Facebook Twitter